A Grande Apostasia - Mateus 24

|
Tanto Jesus quanto Paulo predisseram uma grande apostasia. A razão deste estudo é muito importante, pois a apostasia deveria ser um sinal da vinda do Senhor - quando a apostasia estivesse no auge, o Senhor estaria para vir. Em Mateus 24:10-12 Jesus indicou que a apostasia seria universal! 

No versículo 10, ele disse que "muitos seriam escandalizados" por causa da perseguição. No versículo 11 ele disse que falsos profetas "enganariam a muitos". Em seguida, no versículo 12, ele disse que a iniqüidade aumentaria de tal modo que o amor de muitos esfriaria. Observe o Senhor disse que a "maioria" das pessoas perderia a sua fé. Uma apostasia terrível. Lucas 18:8 apóia isto. Jesus perguntou: “Contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?”

Jesus estava dizendo que haveria poucos que realmente se manteriam fiéis. A maioria dos cristãos, então, deixaria à fé por causa da perseguição, falsos mestres, iniquidades, etc. A questão é: A apostasia é futura ou não? 

Em 2 Tessalonicenses 2:7 Paulo disse que o espírito da iniqüidade já estava operando quando ele escreveu. Em Mateus 24:34 Jesus disse que os acontecimentos iriam ocorrer naquela geração (primeiro século). Agora, muitos tentam redefinir a palavra geração como "raça de pessoas" tornando assim o cumprimento futuro. Mas esta é uma violação do significado da palavra e do contexto. Quando o termo "esta geração" é usado na Bíblia nunca se refere a uma raça específica de pessoas e nunca se refere a um futuro distante - refere-se a todas as pessoas que vivem naquele momento. 

A apostasia estava para ocorrer na geração de Jesus. O registro do Novo Testamento confirma isso. Romanos lida com grandes problemas dentro do corpo, Romanos 16:17. Da mesma forma os Coríntios. Paulo, escrevendo a todas as igrejas da Galácia, disse: “Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho”, (Gl. 1:6). Colossenses lida com judaizantes tentando "apostatar" os cristãos da sua fé e recompensa. Filipenses alerta para "os inimigos da Cruz". Todos familiarizados com as cartas aos Tessalonicenses sabem da profunda preocupação de Paulo para com a fé daquela comunidade. Paulo instruiu Timóteo, em duas epístolas, para lidar com os ímpios que iriam destruir os fiéis. Hebreus é uma apologética para conter a onda daqueles "uma vez iluminados", mas agora caídos (Hb 6:4). Judas diz que os escarnecedores preditos por Jesus estavam presentes. João lamentou que "muitos falsos profetas têm saído pelo mundo" (1 Jo.4:1) e falou que muitos deles "Saíram dentre nós" (1 Jo. 2:19). O testemunho ininterrupto das epístolas e dos escritores inspirados tentando conter a onda de apostasia e incentivando a fidelidade demonstra que a Grande Apostasia aconteceu na geração do primeiro século, assim como Jesus disse que seria! Posto que a apostasia ocorreu quando Jesus predisse que ia ocorrer, e a apostasia era um sinal da Sua vinda, então a vinda dele ocorreu naquela geração junto com a apostasia.

Autor: Don K. Preston
Tradução: Daniel Plautz