João 15: Jesus e a Terra Prometida

|
Em João 15 Jesus disse: “Eu sou a videira, vós sois os ramos”. Esta declaração é uma das favoritos entre os pregadores, porque é usada para promover a evangelização. Afinal, Jesus disse que se alguém não dá fruto (isto é interpretado como a conversão de outros) são retirados e queimados no fogo! O problema com esta abordagem homilética é que ela ignora o contexto histórico e bíblico, a sitz em leben (situação de vida) de Jesus e seu público. E se realmente queremos saber o que Jesus estava comunicando, nunca podemos ignorar estas questões.

Para a platéia de Jesus, Israel era, e sempre tinha sido, "a vinha do Senhor!" O Senhor tinha tirado Israel do Egito como uma videira estranha, plantou-a na terra, e alimentou-a como sua vinha especial (Salmos 80:8-11). Israel é descrita como uma "videira frondosa, com muitos ramos" que, infelizmente, deu o seu fruto para outros deuses (Oséias 10:1). YHVH lamentou o fato de que Ele havia plantado Israel como uma "vide excelente, uma semente inteiramente fiel", mas ela tinha se transformado em uma planta degenerada (Jeremias 2:20). Em Isaías 5, o Senhor descreveu Israel em detalhes como Sua Vinha amada que Ele havia plantado e protegido. Mas, devido à sua infidelidade, Ele iria tirar a proteção que tinha posto e permitir que as nações entrassem e a queimasse. Isso aconteceu naturalmente, com as invasões assírias e a deportação das dez tribos do norte no século VIII aC.

A figura e o entendimento de Israel como a vinha de YHVH era tão impregnado no pensamento judaico que, na construção do magnífico templo de Herodes, "A porta do interior estava coberta de lâminas de ouro, como já disse, e os lados do muro que a acompanhavam eram dourados. Viam-se no alto ramos de videira do tamanho de um homem, de onde pendiam cachos de uva; tudo isso era de ouro” (Josefo, Guerras, Bk V: 4 Gaalya Cornfeld editor, (Grand Rapids, Zondervan, 1982) 358). Para a mentalidade judaica, portanto, Israel era a vinha! Ela era a vinha do Senhor!

A declaração de Jesus em João 15, então, quando considerada neste contexto cultural e teológico, foi simplesmente impressionante! Era revolucionária. Era subversiva!
Jesus estava redefinindo Israel! Ele estava redefinindo a própria identidade de “a terra”. Como Davies observou: "Há uma espécie de cordão umbilical entre Israel e a terra”.  (WD Davies, O Evangelho e a Terra, (Berkley, University of California Press, 1974 ). Mas, quando Jesus afirmou ser a "vinha" e declarou que aqueles que se recusassem a permanecer (habitar) "nele" seria cortado e jogado no fogo, ele estava inegável e radicalmente afirmando algo que não deveríamos perder de vista.

Como Gary Burge, em um excelente novo livro afirma: "O ponto crucial para João 15 é que Jesus está mudando o local do enraizamento de Israel. A metáfora profética comum (a terra como uma vinha, as pessoas como vinha) agora passa por uma mudança dramática. A Vinha de Deus, a terra de Israel, agora tem apenas uma videira: Jesus. O povo de Israel não pode pretender ser plantado como vinha da terra, não pode ser enraizada na vinha, a menos que eles sejam enxertados em Jesus. Outras videiras não são verdadeiras. Os Ramos que tentam viver na terra, da vinha que se recusa a ser anexada a Jesus serão expulsos (15:6)... o único meio de união à terra é através da videira, Jesus Cristo. "(Gary Burge, Jesus e a Terra, (Grand Rapids, Baker Academic, 2010). Davies constata igualmente que, em João, a discussão do núcleo da esperança de Israel resumida nas palavras ‘vida’ e ‘terra’, agora estão focadas em Cristo. "o conceito de 'vida' ou 'vida eterna' assume um papel significativo. Em nenhum momento está conectado com a terra de alguma forma. Em vez disso, está sempre centrado no próprio Jesus, que neste sentido, tornou-se "a esfera" ou "espaço" onde a vida deve ser encontrada”. (1974, 331). Em outras palavras, enquanto na aspiração nacionalista de Israel a sua esperança era a "vida na terra", em João, Jesus é apresentado como aquele que dá "vida nele!" Davies continua, "todos os conceitos tradicionais, geográficos e outros, que regem a compreensão da "vida" são diminuídos pela centralidade de Cristo." (1974, 332). 

A promessa da terra da Antiga Aliança de Deus para Israel foi cumprida como prometida. Essa promessa de Terra firme era tipológica de coisas melhores, e Cristo cumpriu o que a terra prefigurava. João 15 (e todo o novo testamento) redefine “a Vinha” e a “Terra” prometida completamente. Ele é a Vinha, É nEle que devemos habitar. O sionismo dos dias modernos e o dispensacionalismo estão equivocados em continuar a colocar o foco na terra física.

Autor: Don K Preston
Traduzido por Paulo Tiago Moreira Gonçalves